Acúmulo de benefícios previdenciários: entenda como isso funciona
Novembro 13, 2023Calculadora do INSS não é tão eficaz para aposentadoria especial
Janeiro 15, 2024Assim como acontece em vários outros campos, a tecnologia na advocacia tem sido muito relevante e impactou o dia a dia de quem atua na área. À medida que a inteligência artificial se mostra cada vez mais sofisticada, vários aspectos do trabalho dos advogados passam por adaptações.
Dentre os vários impactos da tecnologia na advocacia, podemos destacar alguns pontos que, de fato, mudam a forma de atuação dos profissionais.
1- Automação de tarefas
Tarefas rotineiras de advogados, tais como revisão de documentos legais, pesquisa jurídica e análise de contratos, podem ser automatizadas. Com esse recurso, ganha-se tempo para que os advogados se concentrem em atividades mais estratégicas.
2- Assistência na pesquisa jurídica
Plataformas de inteligência artificial são capazes de agilizar uma tarefa cotidiana dos advogados, a pesquisa jurídica. Há uma infinidade de dados históricos de casos, decisões e jurisprudências que podem ser acessados em segundos com a ajuda da tecnologia.
Esse ganho de tempo na pesquisa faz com que os profissionais ganhem um tempo precioso e possam organizar melhor os dados para desenvolver processos e ações legais.
3- Revisão de contratos
A inteligência artificial também pode ser importante na revisão de contratos. Com a ajuda dos robôs, os advogados podem buscar cláusulas específicas, riscos potenciais e inconsistências contratuais. Esse auxílio tecnológico aumenta as chances de que os contratos sejam redigidos totalmente em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
4- Análise de dados
A inteligência artificial tem a capacidade de analisar grandes volumes de dados legais e identificar padrões e tendências que dificilmente seriam detectados manualmente. É possível dizer que, em algumas situações, seria impossível capturar esses padrões e tendências sem a ajuda da IA.
Esse tipo de descoberta pode ser muito útil em casos de investigação, análise de jurisprudência e previsão de resultados.
5- Gestão e organização de documentos
Em seu dia a dia, os advogados têm de armazenar inúmeros dados e arquivos referentes aos casos em que estão atuando.
A inteligência artificial aprimora de forma significativa a gestão e a organização dos documentos. Isso facilita o acesso e também a recuperação de informações quando necessário.
6- Atendimento ao cliente
Chatbots e assistentes são usados por alguns advogados para proporcionar um atendimento ao cliente que funcione de forma ininterrupta. O assistente virtual não faz todo o caminho de atendimento, é claro, mas pode esclarecer dúvidas mais simples e também agendar atendimentos presenciais.
7- Segurança de dados
Tanto na advocacia quanto em outros segmentos, é fundamental manter seguros os dados dos clientes. A inteligência artificial está cada vez mais sofisticada do ponto de vista da segurança de dados, o que é decisivo para prevenir ameaças cibernéticas e proteger informações confidenciais dos clientes.
Tecnologia na advocacia pode ser muito benéfica
A adoção da inteligência artificial na advocacia abre possibilidades muito positivas para quem atua nesse setor.
Ainda assim, vale ressaltar que ela traz consigo novas questões éticas e legais, que devem ser observadas pelos advogados que utilizam a IA. É fundamental que escritórios de advocacia se responsabilizem por automações e pela privacidade dos dados de seus clientes.