Qualidade de Vida x Aposentadoria
Maio 27, 2021Habilidades de um advogado: soft skills fazem toda a diferença
Maio 25, 2023Fazer o planejamento de aposentadoria é algo importante para todas as pessoas. Trata-se de uma iniciativa que visa uma tranquilidade no futuro para o próprio indivíduo e seus familiares.
O planejamento de aposentadoria – ou planejamento previdenciário – é um trabalho atribuído a um advogado especializado. Com base na situação da pessoa analisada, busca-se o caminho mais adequado para proporcionar ganhos justos e compatíveis com a trajetória profissional construída até aquele momento.
O que compõe o planejamento de aposentadoria?
O planejamento previdenciário envolve alguns aspectos, que são analisados pelo advogado para que se tenha uma avaliação precisa.
- Vínculos contributivos (empregos/profissões);
- Datas desses vínculos para calcular o tempo de contribuição e da carência;
- Valor das remunerações e contribuições para cálculo dos possíveis benefícios;
- Divergências ou inconsistências no extrato CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) da pessoa;
- Possíveis atividades especiais.
O valor e o momento da aposentadoria variam de acordo com a condição e o histórico de cada pessoa. Em linhas gerais, eles são um reflexo dos vínculos e das contribuições previdenciárias realizadas ao longo da vida.
Quando começar o planejamento da aposentadoria?
Será que já está em tempo de você começar a planejar sua aposentadoria? Qual é a idade certa para isso? A resposta mais direta e objetiva é esta: quanto antes melhor.
Planejar e projetar são ações que consistem em um olhar para o futuro, por isso começar cedo o planejamento previdenciário pode ser muito benéfico. Quem inicia cedo pode, inclusive, tomar decisões profissionais bem direcionadas com foco em uma aposentadoria mais confortável e com uma renda maior.
O planejamento previdenciário ajuda nessa tomada de decisão para que o contribuinte tenha clareza a respeito do que deve fazer para chegar aos resultados desejados.
As regras da aposentadoria mudam toda hora. O que devo fazer?
Muitas pessoas se incomodam com as seguidas mudanças na legislação previdenciária. De fato, as alterações nas regras podem forçar uma correção de rota no planejamento previdenciário.
Ainda assim, não devemos usar as mudanças na legislação como desculpa para deixar o planejamento de aposentadoria em segundo plano. A grande sacada é compreender as novas orientações e aproveitar as regras de transição da aposentadoria para encontrar brechas que favoreçam o contribuinte.
É aí que entra o trabalho de uma advogada experiente e capaz de apontar o melhor caminho para cada cliente. Conte com a minha orientação, envie uma mensagem no WhatsApp para este número: (11) 98241 8234.
Dra. Elisangela Camargo
Especialista em Direito Previdenciário.