Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP): 5 mitos e verdades
Setembro 8, 2023Benefício negado no INSS? Entenda o que pode ser feito
Novembro 1, 2023O Direito Previdenciário é uma área complexa que envolve centenas de variáveis jurídicas. Existe um senso comum que tem um grande fundo de verdade: tudo é muito lento e arrastado para que as mudanças aconteçam e possam melhorar as condições para os beneficiários.
Seja para a aposentadoria ou para outros benefícios, há um longo caminho jurídico até que mudanças sejam aprovadas e implementadas. Mesmo aquelas pequenas alterações em uma lei demandam um longo trâmite até que possam ser colocadas em prática.
De onde vem o dinheiro?
Quando o assunto é Direito Previdenciário e transformações na legislação, devemos olhar com atenção para a questão do custeio.
Bancar benefícios para milhões de cidadãos envolve um montante considerável. Para termos uma ideia, o INSS estima ter pago aproximadamente R$ 20 bilhões em benefícios somente em 2022.
Por serem valores muito elevados e milhões de vidas impactadas a cada mudança, todos os movimentos são calculados e passam por várias instâncias. Trata-se de um gasto público elevado, por isso o governo deve trabalhar para equilibrar o caixa e buscar caminhos financeiros para viabilizar o pagamento de benefícios.
Negociações políticas fazem parte do processo
As questões previdenciárias estão entre as mais sensíveis de toda a máquina pública. Implementar mudanças não é nada simples porque envolve ajustes de orçamento e negociações políticas.
Todos os temas ligados à Previdência impactam milhões de vidas, por isso existe também um impacto na opinião pública a respeito de dirigentes políticos. Em grande medida, o tempo necessário para aprovar e colocar em prática as mudanças na lei tem a ver com o processo político, em que grupos divergentes negociam até que se chegue a um meio-termo.
É possível driblar a lentidão na busca por benefícios
Transformações jurídicas e mudanças em leis costumam ser lentas por conta do tempo que leva a aprovação em cada uma das instâncias. Neste aspecto, os beneficiários não têm muito o que fazer, mas é possível buscar mais agilidade sob o ponto de vista individual.
Se você tem direito a um benefício previdenciário e percebe que ele está travado devido a algum detalhe jurídico ou burocrático, é possível buscar soluções. Para isso, você pode contar com uma assessoria experiente, que vai te ajudar a conquistar o benefício em sua integralidade e da forma mais rápida possível.
Eu, Elisangela Camargo, atuo há mais de 20 anos em questões relacionadas a aposentadoria e previdência. Fale diretamente comigo pelo WhatsApp: (11) 98241 8234.